Informativo 30/05/2014

Missão técnica & empresarial 2014 da Anprotec tem início na China
A Missão Técnica & Empresarial 2014, promovida pela Anprotec, SEBRAE, MCTI, MRE e Consecti, teve início no dia 26/05, na China. O diretor do CELTA, Tony Chierighini, participa da missão e, juntamente com a delegação, conheceu as instalações do Zhongguancun Science Park (Z-Park), primeiro e mais importante parque tecnológico da China. O grupo visitou, ainda, o China Brazil Center for Climate Change and Energy Technology Innovation (CCBCE), a sede da empresa Baidu, que tem o terceiro maior motor de busca do mundo, e a empresa BOE, uma indústria focada no desenvolvimento de tecnologias de telas semicondutoras. A delegação foi recebida, no dia 27, pela diretora da Área de Desenvolvimento Tecnológico e Econômico de Pequim (BDA), que tem como objetivo facilitar a integração, atingir um alto nível de desenvolvimento e realizar a internacionalização das empresas. 38 representantes de organizações brasileiras participam da missão, que também vai visitar a Finlândia e que tem como objetivo principal conhecer de perto as experiências de sucesso dos dois países na consolidação dos sistemas locais de inovação.

Empresas podem formalizar acordo coletivo durante Copa da FIFA
O Escritório Guimarães e Santiago informa que, uma vez que os dias de jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 de futebol não foram declarados feriado municipal, as empresas e os empregados poderão negociar e formalizar acordo coletivo de trabalho com o sindicato correspondente, prevendo a paralisação das atividades profissionais durante o período em que forem transmitidas as partidas. Se houver qualquer dúvida sobre o assunto, o escritório coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais, bem como para auxiliar nas tratativas junto ao sindicato dos empregados.

SEBRAEtec é lançado no Parque Tecnológico Alfa
No próximo dia 05 de junho, o prédio do SEBRAE/SC no Parque Tecnológico Alfa recebe o evento de lançamento do projeto SEBRAEtec, para empresas incubadas CERNE. Estão previstos a apresentação do projeto, seguida de um case de sucesso SEBRAEtec de empresa incubada e uma sessão de perguntas e respostas.

Empresas de inovação podem recorrer a crédito do Inovacred
No dia 29 de junho, a FAPESC organizou um workshop para apresentar o Inovacred, programa da FINEP que oferece crédito reembolsável às empresas inovadoras de Santa Catarina. Os interessados também puderam tirar suas dúvidas em atendimentos individuais. O Inovacred pode servir a empresas que não puderam ser contempladas em programas como o Tecnova, Sinapse da Inovação e PAPPE. Mais de 50 empresas agendaram consultas a profissionais da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (BADESC) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). São parceiros do programa, ainda, Fundação CERTI, SEBRAE/SC, ACATE, RECEPETI, UFSC, SOCIESC, EPAGRI, Instituto Euvaldo Lodi, SENAI, FIESC instituições do sistema ACAFE.

Novo edital do Start-up Brasil é lançado
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou, no último dia 27 de maio, um novo edital do programa Start-Up Brasil, para seleção de 100 startups. Serão duas etapas, sendo que cada uma contempla 50 startups, com 75% das vagas destinadas a empresas brasileiras e 25% a empresas internacionais. Diferentemente do edital de 2013, dessa vez podem se inscrever empresas com até quatro anos de constituição, além de o público-alvo ter sido ampliado: empresas que adotam soluções inovadoras em hardware também poderão participar. Inserido no programa TI Maior, o Start-Up Brasil tem parceria com aceleradoras e visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica. As inscrições vão até 14 de julho. Saiba mais em http://bit.ly/TXO2bR.