Informativo 25/09/2015

Tony Chierighini participa de Missão Internacional da Anprotec
O diretor do CELTA, Tony Chierighini, participou da Missão Técnica 2015/2 da Anprotec, como diretor da entidade. De 14 a 25/09, a comitiva conheceu universidades, incubadoras e parques tecnológicos da Coreia do Sul e da China e participou de reuniões, e encontros com agentes dos sistemas de inovação locais. Dos dias 22 a 25/09, os integrantes da missão participaram da 32ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação (IASP), em Pequim.

Tony Chierighini é candidato à recondução na Diretoria da Anprotec 
A Comissão de Eleição da Anprotec homologou a candidatura de Tony Chierighini como Diretor da instituição na gestão 2016/2017. A chapa é composta por: Jorge Luis Nicolas Audy (Tecnopuc) para Presidente, José Alberto Sampaio Aranha (PUC -Rio) para Vice-Presidente, e para Diretores, Francisco Albuquerque (Porto Digital), Renato Faria Nunes (Univ. Federal de ALFENAS) e Sergio Risola (CIETEC). A eleição acontece em 21/10, em Cuiabá (MT), durante a 25ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. 

CELTA recebe visita de comitiva alemã 
Em 21/09, uma delegação formada por 19 representantes de empresas e instituições da região de Berlim-Brandeburgo esteve na sede da Fundação CERTI, no Labelectron e no CELTA. A visita ocorreu no contexto do Acordo de Cooperação firmado em outubro de 2014 entre FAPESC, CERTI e Berlin Partner, agência público-privada responsável por promover a cooperação internacional das empresas da região de Berlim. Uma equipe de representantes da Berlin-Partner e do Governo do Estado de Berlim conduziu, no CELTA, um workshop para cerca de 13 empresários interessados em se internacionalizar, entre os quais estavam representantes de algumas incubadas. Após apresentação dos atrativos do ecossistema de inovação de Berlim, dos benefícios que o governo da região está disposto a oferecer aos empresários catarinenses e das medidas legais que devem ser tomadas para a instalação de uma empresa brasileira em Berlim, foi realizada uma rodada de negócios mais focada entre os representantes alemães e os empresários brasileiros.

CERTI e Specto recebem sensor de índice UV 
Em 21/09, a Fundação CERTI e a graduada Specto receberam em Florianópolis, direto da Alemanha, um sensor de índice ultravioleta que, além de ser capaz de detectar com mais rapidez e precisão as variações do índice UV de um determinado local, indica, para cada fototipo de pele, o fator de proteção solar que cada pessoa deve usar para se prevenir contra doenças como o câncer. O aparelho foi desenvolvido pela empresa alemã sglux e trazido pela instituição Berlin-Partner por intermédio da CERTI.  A Specto já possui totens de medição do índice ultravioleta em Florianópolis e demais regiões litorâneas do país e pretende, com essa tecnologia de ponta, elevar ainda mais o nível de precisão.

Quinta edição do Sinapse da Inovação está com inscrições abertas 
De 21/09 a 05/11, estarão abertas as inscrições para a 5ª edição do Sinapse da Inovação em Santa Catarina. Nesta nova operação, a FAPESC disponibiliza até R$ 60 mil em recursos para cada uma das 100 empresas selecionadas e bolsas de auxílio aos empreendedores. Mais informações e inscrições no portal http://sc.sinapsedainovacao.com.br/.

CELTA apoia companha de arrecadação 
A administração do CELTA convida todos a contribuir para a campanha de arrecadação de materiais para a FHILHOS – Filantropia Hildo Luiz de Souza, instituição de Florianópolis cuja principal finalidade é atender gratuitamente crianças de 4 meses a 5 anos. Algumas sugestões de doação são roupas de bebês e crianças; brinquedos; fraldas; lenços umedecidos e leite Nestogeno 1 e 2. A caixa coletora ficará até 30/09 na recepção do CELTA, e após essa data, é possível fazer a doação na própria instituição (Servidão São Jorge Guerreiro, 86, Monte Verde. Tel.: 3233-1045).