Informativo 21/03/2014

Nanovetores participa de feira na Alemanha
De 1º a 3 de abril a Nanovetores terá seu próprio stand na feira In-Cosmetics, que ocorre em Hamburgo, na Alemanha. O evento reúne líderes mundiais, fornecedores, formuladores, especialistas em marketing e traz novidades em ingredientes cosméticos, P&D e tecnologias inovadoras. A In-Cosmetics Brasil ocorre nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo. O foco serão ingredientes para cuidados pessoais, e o evento vai colocar formuladores locais e profissionais P&D cara a cara com matérias-primas de fornecedores internacionais e brasileiros. Ainda em abril, a Nanovetores marca presença também na Hair Brasil, feira internacional de beleza, cabelos e estética que reúne grandes marcas e atrai visitação qualificada.

Últimos dias para participar de seminário sobre parques tecnológicos e incubadoras
Interessados em participar do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas têm até o dia 31 de março para enviar resumos de trabalhos. O evento, cujo tema este ano é “Fronteiras do empreendedorismo inovador: novas conexões para resultado”, será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Belém (PA). O objetivo principal é reunir relatos de iniciativas que ampliaram as conexões entre os ambientes de inovação e os setores públicos e privados, tornando esses locais mais autônomos e capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atuam. Mais informações em http://seminarionacional.com.br/.

Abertas as inscrições para a Missão Técnica Empresarial
A edição de 2014 do evento da Anprotec será realizada de 26 de maio a 6 de junho, com destino à China e à Finlândia. O objetivo da iniciativa é propiciar aos formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento e gestores de parques tecnológicos e incubadoras um contato direto com a experiência dos dois países na consolidação de seu sistema local de inovação. A programação inclui visitas a centros de inovação e negócios, incubadoras de empresas e agências governamentais, encontros e diálogos com agentes dos sistemas de inovação locais e rodadas de negócios voltadas a empreendedores brasileiros que desejam internacionalizar seus negócios. O prazo para inscrição é 15 de abril, com limite de 40 vagas. Acesse o regulamento em http://migre.me/ip3PH. A Missão Técnica Empresarial é uma iniciativa da Anprotec, promovida em parceria com o SEBRAE, Ministérios da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE) e Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).

Santa Catarina lança programa de inovação
Foi lançado no dia 18 de março o Programa Catarinense de Inovação (PCI), com coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), a Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). A ação vai incentivar a formação de capital humano, a ampliação da infraestrutura de inovação e a criação de uma agência de atração de investimentos no Estado.

STF suspende protocolo ICMS 21
O Escritório Guimarães e Santiago informa que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, no dia 19 de fevereiro de 2014, a aplicabilidade do Protocolo ICMS 21, que determinava que, nas operações interestaduais em que o consumidor final adquiria mercadoria ou bem de forma não presencial, parcela do ICMS devido na operação interestadual deveria ser distribuída ao estado de destino da mercadoria ou bem. A decisão, que ainda não é definitiva, tem efeito retroativo. Vale dizer, então, que serão considerados nulos todos os atos de exigência do ICMS pelos estados destinatários, desde que o Protocolo 21 foi posto em prática, em abril de 2011. Para maiores esclarecimentos, a assessoria jurídica está à disposição.

Diretor executivo do CELTA participa de fórum sobre incubadoras no ES
Tony Chierighini, diretor Executivo do CELTA, esteve em Vitória (ES) no dia 20 de março para participar do I FÓRUM CAPIXABA DE INOVAÇÃO – Incubadoras de empresas como agente propulsores do processo de inovação. O objetivo do evento, além de debater o papel das Incubadoras no desenvolvimento regional, é disseminar o Programa Capixaba de Incubadoras de Empreendimentos dentro da política da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – SECTTI.