Informativo 19/09/2016

NANOVETORES OCUPA 2º LUGAR NA LISTA DAS PMES QUE MAIS CRESCEM NO PAÍS
Segundo pesquisa feita pela Deloitte, em parceria com a Revista EXAME, a Nanovetores - startup recém-graduada da Incubadora CELTA - ocupa a segunda posição geral no ranking das “PMEs que Mais Crescem no Brasil”, edição 2016. A empresa, que desenvolve sistemas de nano e microencapsulação de ativos na área de cosméticos, apresentou receita líquida de R$ 9,16 milhões em 2015 e crescimento de 658% em um período de dois anos. Além da Nanovetores, outras 11 organizações catarinenses se destacam no ranking, que apresenta as 100 pequenas e médias empresas brasileiras que mais apresentaram crescimento entre 2013 e 2015.
Confira a matéria na íntegra aqui
 
GEEK HUNTER É DESTAQUE NA COLUNA DA JORNALISTA ESTELA BENETTI (DC) 
A história da GeekHunter, startup catarinense incubada no CELTA e contemplada pelo programa Sinapse da Inovação, foi pauta de entrevista, no dia 08 de setembro, na coluna da jornalista Estela Benetti (Diário Catarinense). Especializada em ajudar empresas a contratar os melhores profissionais de TI do mercado, a Geek Hunter iniciou as atividades no ano passado e já conta com mais de 200 clientes relevantes utilizando seus serviços. 
Confira a entrevista na íntegra aqui

GREYLOGIX DESENVOLVE PROJETOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA 
O mundo necessita cada vez mais de energia, no entanto, é preciso buscar alternativas sustentáveis. Sendo assim, a incubada GreyLogix vem desenvolvendo projetos de biodigestores automatizados para geração de energia limpa. Os projetos consistem em reaproveitar os dejetos suínos de propriedade rurais, misturando com água para repousar em um biodigestor com capacidade de 300 a 3000 metros cúbicos. Tudo isso é feito de forma contínua e automática. Após um período de decomposição e fermentação é gerado o biogás - energeticamente rico devido à presença de 50 a 70% de metano. O biogás purificado pode, então, ser convertido em energia elétrica. Idealmente esta abordagem sustentável transforma o problema ambiental dos dejetos de animais em uma rica fonte de energia e um ótimo biofertilizante para a agricultura. Neste contexto a GreyLogix vem inovando e desenvolvendo novos conceitos para o crescimento da bioenergia no Brasil.

OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS INOVADORAS 
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Anprotec, oferece oportunidade para empresas inovadoras que proponham modelos de negócios para a conservação da biodiversidade brasileira. Podem participar do Desafio empresas vinculadas a parques tecnológicos e incubadoras associadas à Anprotec. Os ganhadores do Desafio participarão de programa de imersão entre os dias 21 e 25 de novembro de 2016 no Grupo Boticário, em São José dos Pinhais e na Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de outubro de 2016. Leia o regulamento completo no site da Anprotec

MATÉRIA SOBRE EMPREENDEDORISMO DA AZUL MAGAZINE PRESTIGIA CELTA 
A criação de incubadoras de empresas é fator substancial quando se fala em inovação e desenvolvimento do país. De acordo com estudo feito pela Anprotec, em julho deste ano, tais estabelecimentos - responsáveis pela geração de 53.280 empregos diretos e qualificados no Brasil - desafiam a crise e seguem gerando negócios de sucesso. Ao apoiarem a criação de empreendimentos inovadores, as incubadoras de empresas contribuem de forma efetiva para a geração de emprego e renda nos mercados onde estão inseridas. O tema foi pauta na edição de setembro da Azul Magazine (Revista da Azul Linhas Aéreas) e contou com a participação do diretor do CELTA, incubadora pioneira no país. Leia a reportagem neste link.