Informativo 19/05/2014

Peugeot Citroën lança Challenge
A montadora francesa está promovendo um challenge para desenvolvimento de aplicativos para smartphones que possibilitem interface com os veículos da marca. As soluções, a serem desenvolvidas em HTML5/CSS3/JS, serão avaliadas com os seguintes critérios: experiência do usuário, aparência, originalidade, qualidade de código e desempenho. Os interessados em participar do desafio devem entrar em contato com a Superintendência de Negócios da CERTI (48 3239-2700).

Automatisa participa de feira internacional
A Automatisa Laser Solutions, graduada do CELTA, participa com um stand na 30ª Feira Internacional de Mecânica, que ocorre de 20 a 24 de maio, em São Paulo. A empresa ainda oferece o workshop exclusivo “Tecnologia a laser para a manufatura”, que será conduzido por Marcos Lichtblau, empreededor e engenheiro chefe da empresa.

Opens apresenta nova linha
A Opens Tecnologia, incubada no Inaitec, na Pedra Branca, lançou o SOSEG, nova linha de produtos para empresas de vigilância eletrônica e patrimonial. A linha engloba centrais inteligentes de comunicação, soluções de URA interativas, ponto remoto para vigilantes, WebDiscador e o Atende. A Opens estima que uma empresa de vigilância eletrônica possa aumentar em até 40% suas unidades monitoradas com o uso da URA de Atendimento e reduzir até 5% de seus cursos com horas extras utilizando o ponto remoto. As novidades estão sendo apresentadas na Exposec - 2014, a maior feira do setor de Segurança do país.

Recepeti oferece curso no CELTA
A Rede Catarinense de Inovação – Recepeti realizou, nos dias 12 e 13 de maio, curso gratuito de capacitação CERNE no auditório do Centreventos Renato Bayma Archer, no Ático do prédio do CELTA. Carlos Eduardo Bizzotto e Tony Chierighini conduziram as atividades. Foram apresentados de forma sucinta e prática os processos-chave e práticas de todos os níveis e maturidade do modelo CERNE e, em seguida, os quatro módulos do curso de implantação CERNE 1: Selecionando empreendimentos inovadores (I); Agregando valor aos empreendimentos (II); Acompanhamento, orientação e avaliação dos empreendimentos (III) e Gerenciamento básico (IV).

Prêmio Finep vai distribuir R$ 8 milhões
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, está com inscrições abertas até 7 de agosto para a 17ª edição do Prêmio Finep de Inovação. A premiação engloba empresas de diferentes portes econômicos e também inventores individuais, sendo oito categorias contempladas – seis regionais e duas exclusivamente nacionais: micro e pequena empresa; média empresa; grande empresa (apenas na etapa nacional); instituição de ciência e tecnologia; tecnologia social; inventor inovador; inovação sustentável; e tecnologia assistiva (etapa nacional). Os primeiros colocados regionais, em cada categoria, competem também na etapa nacional. O Prêmio Finep foi criado em 1998 e é considerado um dos mais importantes instrumentos de estímulo e reconhecimento à inovação no Brasil. No ano passado recebeu 570 inscrições. O regulamento está disponível em http://premio.finep.gov.br/index.php/regulamento.

Social Good Brasil abre inscrições
Estão abertas até o fim de maio as inscrições para o segundo laboratório do Social Good Lab Brasil, voltado para inovação em melhoria social. O SGBL foi criado pelo Social Good Brasil e chancelado pela United Nations Foundation. Trata-se de um programa para apoiar e desenvolver ideias e seus criadores na potencialização de talentos e na experimentação, amadurecimento, construção e prática de projetos. Os participantes contarão com a ajuda de especialistas e empreendedores. A programação do laboratório, que terá duração de quatro meses, conta com uma série de “webinários” e três encontros presenciais, que ocorrem em Florianópolis e em São Paulo. Os melhores projetos serão apresentados em novembro no Seminário Social Good Brasil 2014, em Florianópolis. Para fazer a inscrição, é necessário enviar um vídeo explicando o problema social que o candidato pretende solucionar através do site http://socialgoodbrasil.org.br/.