Informativo 18/01/2016

Ano de 2015 encerra com graduação de 10 incubadas  
Após anos de aprendizagem, passando por um longo caminho de aprendizagem e amadurecimento, dez empresas do Celta alcançaram o título de graduadas ao final de 2015. São elas: Welle, Unis, Numera, CIMM, Brame, RadControl, ONEON, Edifficaz, Geonumerics e Brabo Tecnologia. Durante a experiência na incubadora, as empresas receberam apoio na parte da infraestrutura, instalações físicas, energia elétrica, segurança, rede e, o mais importante, o suporte na gestão. No período em que estiveram incubadas, participaram de capacitação dos gestores, consultorias para o desenvolvimento do negócio e apoio para captação de recursos. Ao fim do ciclo, as dez empresas graduadas estão experientes e fortalecidas para se inserirem e atuarem no mercado.
 
Nova lei de inovação é sancionada  
A lei que institui o Marco Legal da Ciência e Tecnologia, sancionada hoje pela presidente Dilma Rousseff, tem como objetivo estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no país. De acordo com o Executivo, a nova legislação irá ajudar a diminuir a questão da burocracia na captação de investimentos do setor e também simplificará o processo de contratação e de financiamento de pesquisa científica entre institutos de pesquisa e empresas privadas.
 
Em parceria com a V&F, CELTA oferece projeto de planejamento estratégico  
Pensando na importância da questão do posicionamento das empresas frente a cenários desfavoráveis, o Celta, junto a V&F, está oferecendo às incubadas um projeto de Planejamento Estratégico para o ano de  2016. O trabalho consistirá em analisar cenários, identificar oportunidades e ameaças à organização, a partir dos pontos fortes e fracos. O desdobramento em estratégias ocorrerá de acordo com as competências organizacionais e o posicionamento de cada negócio. A parte da consultoria se desenvolverá presencialmente, formando um comitê estratégico na empresa, e também contará com trabalhos de pesquisa externa. Além do orçamento diferenciado, proporcionado pela V&F, o Celta irá subsidiar  20% do valor total do projeto. É a oportunidade de planejar e fazer de 2016 um ótimo ano! Mais informações nos telefones: (48) 3234-0087 (V&F) ou (48) 3239-2202 (Celta)

Mais recursos para financiar projetos de inovação  
A área de inovação tecnológica será agraciada em 2016. A Finep terá, neste ano, R$ 4 bilhões de recursos reembolsáveis (crédito) para incentivar projetos de empresas brasileiras nesse setor. O elevado volume em meio a cortes no orçamento do Governo foi possível devido a uma operação firmada entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Fazenda, e o BNDES, no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). A partir disso, a Finep recompõe a sua disponibilidade de recursos, tanto para novos projetos quanto para os já contratados.

Relançada chamada com multinacional 3M  
Quem ainda não se inscreveu na nova edição do “Innovation Day 3M, Anprotec & Consecti” tem mais uma chance de participar. Foi relançada a chamada para o evento, que busca dar oportunidade de divulgação de projetos, processos e produtos a empresas vinculadas a parques científicos e tecnológicos e incubadoras de empresas associados à Anprotec. Assim, projetos inovadores da área tecnológica poderão obter apoio da multinacional 3M. As inscrições podem ser realizadas, no site de Anprotec, até o dia 25 de janeiro de 2016 e a divulgação do resultado está marcada para o dia 05 de fevereiro. A apresentação dos projetos selecionados acontecerá no dia 16 de fevereiro, das 13 às 17hs, na sede da empresa em Sumaré (SP).