Informativo 15/08/2014

CELTA recebe empresas estrangeiras para Soft Landing
De outubro a março de 2015, o CELTA recebe empreendedores europeus – da Bulgária, Romênia, Portugal, Reino Unido e Polônia – em sua área de Soft Landing, junto ao Global Opportunities for Innovation - GO!, responsável pelo acolhimento destas empresas. Os negócios das empresas europeias vão desde soluções em TIC, Turismo, ecommerce e health care. Durante o período de acolhimento, os visitantes poderão interagir com as empresas incubadas, havendo a possibilidade de os empreendedores também passarem um tempo junto às empresas do CELTA. O objetivo deste processo é proporcionar a todos os envolvidos a troca de experiências, ampliação de network, aprendizagem sobre os mercados de cada uma das partes e, caso haja sinergia, o desenvolvimento de parcerias de negócios. Mais informações pelo e-mail infogo@certi.org.br, ou pelo telefone: 3239 2271.

Welle laser é eleita empresa que mais cresceu no país em 2013 entre PMES
Rafael Bottós, presidente da incubada Welle Tecnologia Laser SA, e Gabriel Bottós, vice-presidente, receberam, no dia 14 de agosto, o prêmio pelos resultados alcançados pela empresa no último ano. A avaliação foi realizada pela consultoria Deloitte e pela revista Exame PME, levando em conta micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Logo atrás da Welle estão a Bank Log, de Goiânia, a Vtex, presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Agres, de Pinhais (PR), e a Translogistics, de Salvador. No evento, Rafael Bottós ainda participou de uma mesa redonda intitulada “Os segredos para crescer muito além da economia brasileira”. Em agosto, a revista Exame PME publica uma edição com o tema “250 Pequenas e Médias empresas que mais crescem no Brasil de 2014”.

Diretora da Nanovetores assume coluna no jornal Diário Catarinense
A Dra. Betina Giehl Zanetti Ramos, diretora técnica da Nanovetores, incubada do CELTA, foi convidada a ter sua própria coluna no Diário Catarinense. Doutora em Fisioquímica de polímeros e em Química, especializada em Biossegurança e mestre em Farmácia, Betina vai tratar de inovação, empreendedorismo, ciência e dos principais destaques de Santa Catarina nessas áreas. Em sua primeira publicação, no dia 11 de agosto, ela escreveu sobre como ousadia, coragem e persistência fazem parte do empreendedorismo. A Nanovetores convida a todos a ler a coluna às segundas-feiras, a cada 15 dias. A próxima edição será publicada no dia 25 de agosto.

Lei geral da micro e pequena empresa sofre atualização
A Sociedade de Advogados Guimarães E Santiago comunica que foi sancionada, no dia 7 de agosto, a Lei complementar 147/2014 (PLC 60/14), que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A medida beneficiará micro e pequenos empresários com a diminuição da burocracia, diminuição dos impostos e ampliação do leque de profissões que podem ser incluídas no regime tributário conhecido como Supersimples. Com o advento dessa nova alteração, mais de 140 novas atividades do setor de serviços poderão aderir ao regime, uma vez que a opção pelo Simples passa a ser condicionada, em regra, ao porte e não mais ao tipo de atividade da empresa. A nova Lei, que entrou em vigor na data de sua publicação para a maioria dos dispositivos, aborda ainda questões como a “dupla visita”, que possibilitará que a primeira fiscalização na empresa tenha caráter educativo, e não punitivo, e correção de distorções, como as ocorridas nos limites da substituição tributária.

Celta recebe workshop “O Processo Criativo”, com educador Charles Watson
O educador Charles Watson, escocês radicado no Rio de Janeiro e especialista em inovação e criatividade, comanda nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto, no Centreventos Ministro Renato Archer, no CELTA, o workshop “O processo criativo”. Amplamente ilustrado, com textos, vídeos e exercícios, o curso vai abordar temas como “Dicotomias da inovação”, “Motivação”, “Criatividade e limites”, “A engenharia do erro”, entre outros. O conteúdo é interessante tanto para profissionais do meio empresarial como para publicitários, arquitetos, ilustradores, designers, artistas, profissionais de diversas áreas que se interessam pelo processo de criação e inovação. O evento é promovido pelo Exib.me, em parceria com Glaucia&Juliana Produções, e tem o apoio da Fundação CERTI e do CELTA. Mais informações e inscrições em http://bit.ly/1sxJoy9.

Torneio Gerencial 2014 abre inscrições
Desde 1º de agosto, estão abertas as inscrições para a competição realizada todo ano pela Bernard Simulação Gerencial, empresa graduada do CELTA. O primeiro inscrito foi a empresa “MaxnaiDir”, da cidade de Manacapuru/AM, que será gerenciada pelo estudante Elioenai Portela, aluno do curso de Direito da Universidade do Estado de Amazonas – UEA. O Torneio Gerencial de 2014 possibilitará ao público universitário, técnico ou tecnólogo, gerenciar empresas simuladas dos ramos de comércio, indústria e serviços, conforme as etapas da competição. Para mais informações e inscrições, acesse www.torneiogerencial.com.br.