Informativo 14/11/2014

CELTA recebe 3º seminário do Cluster de Tecnologias Inovadoras para Saúde
O evento, realizado pela Vertical Saúde da ACATE com apoio do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, ocorre no auditório do Centreventos Renato Archer no dia 26 de novembro. O objetivo do seminário é promover a troca de experiências entre empresários, pesquisadores e gestores governamentais e assim potencializar as ações do Cluster de empresas tecnológicas em saúde em Santa Catarina. Durante o encontro, serão apresentados os avanços e iniciativas inovadoras da área e da indústria médico-hospitalar catarinense, de forma a incentivar a melhoria contínua de suas atividades e transformar o estado em um cluster de tecnologia e inovação em saúde. Estão confirmadas palestras de Joselito Pedrosa, gerente geral de tecnologia de produtos da saúde da ANVISA e de Paulo Henrique Dantas Antonino, coordenador geral de equipamentos e materiais de uso em Saúde (CGEMS) do Ministério da Saúde. Também estarão presentes representantes da ABIMO, FIESC, ACATE, Professores/Pesquisadores da UFSC e empresários da Vertical da Saúde. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site http://www.eventick.com.br/clustertecsaude.

CELTA recebe visita de alunos de mestrado da UFSC Araranguá
No dia 20/11 o CELTA abre as portas para alunos do curso de mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação da UFSC - Campus Araranguá (www.ppgtic.ufsc.br). O Prof. Dr. Paulo C. L. Esteves, Diretor Geral do Campus Araranguá/UFSC, acompanha os alunos na visita. Na programação está prevista também uma palestra sobre o CELTA e sobre como se transformar em um empresário de sucesso. 

Nanovetores é a primeira colocada do II Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação
O prêmio tem o intuito de valorizar ações inovadoras realizadas por empresas brasileiras ou alemãs instaladas no Brasil. Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com a finalidade de aumentar a visibilidade para projetos inovadores e gerar oportunidades e parcerias entre o Brasil e Alemanha. A Nanovetores receberá diagnóstico e consultoria da Porsche Consulting e uma viagem à Alemanha para participação em feira internacional.

Nanovetores é selecionada para o Innovation Day Anprotec e Consecti
A Nanovetores foi selecionada para o Innovation Day Anprotec & Consecti. A empresa apresentará sua inovação no dia 19 de novembro à multinacional 3M, para que esta identifique iniciativas passíveis de apoio. O prêmio é uma oportunidade para que empresas vinculadas a parques científicos e tecnológicos e incubadoras de empresas associados à Anprotec divulguem seus projetos, processos e produtos inovadores.

Guimarães e Santiago esclarece questões sobre férias coletivas de fim de ano
O Escritório Guimarães e Santiago informa que, em virtude do período de final de ano, as empresas poderão conceder férias coletivas a todos os funcionários ou aos de determinado setor, em dois períodos, desde que nenhum deles seja inferior a 10 (dez) dias corridos. Quanto ao procedimento, este requer o cumprimento de algumas formalidades, como: comunicação ao Ministério do Trabalho e Emprego com 15 dias de antecedência, comunicação ao Sindicato Profissional e afixação de aviso no local de trabalho. A equipe do Guimarães e Santiago coloca-se à disposição para esclarecimentos adicionais.

Prêmio Nacional de Inovação está com inscrições abertas
Estão abertas até o dia 7 de dezembro as inscrições para a edição 2014/2015 do Prêmio Nacional de Inovação, cujo principal objetivo é mostrar que a inovação pode promover o crescimento econômico. Empresas de micro, pequeno, médio e grande porte de todo o país podem concorrer aos 900 mil reais pré-aprovados no Edital SENAI/SESI de Inovação. Os projetos devem ser inscritos apenas pela internet, no site www.premiodeinovacao.com.br. As empresas podem concorrer nas categorias Gestão da Inovação, Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Negócio e Agente Local de Inovação. Os vencedores serão anunciados durante uma cerimônia a ser realizada em maio de 2015, em São Paulo. O número de projetos cresceu nos últimos anos, sendo que em 2013 teve inscrição recorde. Foram 2022 trabalhos, em contrapartida aos 981 de 2012, e 427 em 2011. A iniciativa é da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio do SENAI e IEL. 

SENAI promove workshop sobre Lei do Bem e Lei de Informática
O evento, a ser realizado no dia 25/11 no Instituto SENAI de Florianópolis, é uma oportunidade para que as empresas inovadoras conheçam melhor as possibilidades de incentivos fiscais à inovação e discutam suas ideias de projetos com a equipe de especialista dos Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação presentes no evento. A programação do evento e o formulário de inscrições estão disponíveis no link: http://goo.gl/forms/LGzBi7lgDV.