Informativo 10/03/2015

Wavetech compõe grupo que vai desenvolver primeiro implante coclear nacional
A incubada WaveTech Soluções Tecnológicas, juntamente com pesquisadores da UFSC e equipe do Instituto Otovida – centro de diagnóstico e reabilitação auditiva – trabalham no desenvolvimento de um implante coclear "invisível" nacional. No dia 2 de março, os envolvidos se reuniram para discutir os detalhes do projeto, contemplado pelo edital Tecnologia Assistiva da Finep, em 2014. Atualmente, o implante coclear, que auxilia deficientes auditivos (principalmente em casos de deficiência severa e profunda), é importado pelo Brasil, o que resulta em um custo altíssimo para o Sistema Único de Saúde. O projeto tem previsão de conclusão em 2016, e a equipe envolvida prevê que o produto final esteja pronto em 2020.

Nanovetores participa de workshop no México
Em fevereiro, a incubada Nanovetores participou, em parceria com seu distribuidor exclusivo há seis meses, a HJB Química Internacional, do Workshop “Efectos visibles em produtos cosméticos”, realizado no México. A HJB promoveu o evento com o objetivo de divulgar a inovadora tecnologia de nanoencapsulamento de ativos para cosméticos da Nanovetores. Há um alto consumo de cosméticos no mercado mexicano, e a Nanovetores direciona suas ações comerciais neste mercado, inserindo seus produtos sob os diferenciais da Nanotecnologia e da alta eficácia proporcionada. 

Acate convida para inauguração de sua nova sede
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia convida os associados para evento de inauguração de sua nova sede e palestra de Dennis Tsu, diretor executivo do Stanford Research Institute. A inauguração ocorre no dia 16 de março, no KM 04 da Rodovia SC 401 (Primavera Garden), a partir das 8h30. Inscrição obrigatória em http://www.eventick.com.br/novasedeacate.

BRDE inova oferece oportunidade de financiamento
Com financiamentos de longo prazo e condições, tarifas e juros diferenciados para projetos inovadores, o programa BRDE INOVA visa ampliar a competitividade das empresas no mercado. São financiáveis o desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços e o aprimoramento dos já existentes; inovação em marketing; inovação organizacional e instalação de empresas em parques tecnológicos. O BRDE INOVA também flexibiliza as garantias exigidas, facilitando o acesso a financiamentos para projetos de inovação de micro e pequenas empresas. Diversas instituições, entre elas a Fundação CERTI, são parceiras conveniadas do programa e certificam o aspecto de inovação das propostas recebidas. O programa proporciona tratamento diferenciado para empresas vencedoras de editais de subvenção (Fundos de Apoio à Pesquisa, FINEP etc), empresas associadas, filiadas, instaladas em incubadoras, polos e distritos de inovação e/ou clientes das parceiras do BRDE INOVA. Mais informações em www.brde.com.br/brdeinova.

Call to innovation da FIAP premia soluções para o problema da água no planeta
A FIAP, em parceria com a Singularity University (SU), desafia pensadores e empreendedores a propor soluções para minimizar a crise da água no planeta. Os interessados devem responder à pergunta: “Utilizando tecnologia, qual a sua proposta para resolver ou minimizar a crise de água que assola o nosso planeta?”, até 15 de março. Os seis finalistas serão divulgados em 31 de março e convocados para uma banca avaliadora, no dia 15 de abril. No dia 16, será divulgado o vencedor. O prêmio é uma bolsa de estudos de US$ 30 mil para o programa Graduate Studies Program da Singularity University, um curso de 10 semanas que reúne empreendedores de todo o mundo no Vale do Silício, nas instalações da NASA Ames, Califórnia; passagens de ida e volta e alimentação e estadia durante o curso; e uma bolsa integral para um dos MBAs FIAP. Mais informações em http://www.fiap.com.br/calltoinnovation.

Anprotec lança missão para os EUA
A Anprotec, em parceria com o Sebrae e o Consecti, promove a Missão Técnica 2015, de 26 de abril a 1 de maio, com destino a Denver e San Francisco, nos Estados Unidos. A programação inclui participação na 29º International Conference on Business Incubation da National Business Incubation Association (NBIA), além de visitas a centros de inovação, empresas de tecnologia, incubadoras de empresas e aceleradoras, onde serão realizados encontros e diálogos com agentes locais para benchmarking dos ecossistemas. Empreendedores vinculados a incubadoras de empresas e parques tecnológicos associados à Anprotec são bem-vindos a participar. As vagas são limitadas e é imprescindível ter fluência em inglês. Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha e enviar para aksara@anprotec.org.br até 27 de março. Para regras, valores da inscrição e o roteiro da missão, acesse: http://anprotec.org.br/site/regulamento-missao-tecnica-2015/.