Informativo 09/12/2015

Endeavor lança novo índice de cidades empreendedoras 
A Endeavor lançou, no dia 03/12, a segunda edição do ICE - Índice de Cidades Empreendedoras, sobre as melhores cidades do país para empreender. Esse segundo estudo conta com algumas melhorias em relação à edição de 2014, como a adição de casos de melhores práticas internacionais que mostram onde as cidades do estudo poderiam se inspirar para vencer seus desafios. Além disso, o número de cidades avaliadas saltou de 14 para 32, em 22 estados. Por isso, nessa edição, o estudo analisou 55 indicadores em sete pilares: Ambiente Regulatório, Acesso a Capital, Mercado, Inovação, Infraestrutura, Capital Humano e Cultura Empreendedora. Florianópolis, em primeiro lugar no ano passado, ficou em segundo desta vez, pouco atrás de São Paulo. A capital catarinense é a cidade com o melhor capital humano do país e também é líder em inovação, com a maior proporção de mestres e doutores do estudo. O desafio da ilha está justamente no fato da cidade ser pequena. Mesmo crescendo, o mercado interno de Florianópolis é pequeno: a cidade tem o 27º maior PIB de 32 analisados. Principalmente na cidade o recado que vale para todo o país é urgente: os empreendedores precisam buscar o mercado externo. Em Florianóplis apenas 0,35% das empresas exportam. É possível acessar o estudo pelo link http://info.endeavor.org.br/ice2015. A revista Exame lançada esta semana traz uma reportagem sobre o estudo da Endeavor e a Fundação CERTI, o CELTA e a Cventures são mencionados na matéria.
 
Exact recebe Prêmio Top de Marketing e Vendas da ADVB/SC  
Em 01/12 a incubada Exact, através dos sócios Felipe Roman e Théo Orosco, recebeu o prêmio "Top de Marketing e Vendas 2015" da ADVB/SC na categoria "Empresa Jovem" com o case "De 0 a 3 milhões em 9 meses". Na ocasião também foi divulgado que a empresa foi a 2º colocada do prêmio "Top One", principal premiação da noite. 
 
CIMM ultrapassa 2 milhões de leitores em 2015  
Prestes a comemorar 20 anos, o graduado Centro de Informação Metal Mecânica – CIMM se torna a mídia digital do setor mais acessada do país em 2015 e uma das principais referências no mundo. Para o diretor executivo da empresa, Alessandro Bianchi, o enfoque na segmentação do setor metalmecânico e o know-how proveniente da sua fundação garantem o crescimento exponencial do portal e também do Grupo CIMM. O departamento de marketing do CIMM avaliou o acesso em relação a outros 13 portais do setor metalmecânico e os principais fora do país através da ferramenta de análise de audiência de websites Similar Web. Segundo a ferramenta de análise de tráfego do Google – Google Analytics –, o CIMM ultrapassou 2 milhões de usuários em 2015. Há um ano a equipe de marketing do Portal CIMM realiza uma ação de benchmarking. A ideia é avaliar a assertividade das ações desenvolvidas pelo Grupo CIMM e o reflexo da popularidade no portal em relação à concorrência. O monitoramento do site é realizado desde a introdução de ferramentas do gênero no mercado digital, entretanto a comparação com a concorrência ocorria de forma menos contundente. Desde 2014 a empresa monitora também empresas similares que atendem o mesmo setor para entender seu posicionamento no mercado. “A expectativa é que fechemos 2015 com 34% de crescimento no número de acessos em relação ao ano anterior”, conta Bianchi.

A incubada Resultados Digitais foi eleita a melhor empresa de porte médio para se trabalhar em Santa Catarina por ranking elaborado pela Revista AMANHÃ e o Instituto Great Place To Work (GPTW). Em 2014 a RD já havia sido eleita a melhor na categoria pequena empresa, com até cem funcionários. A Resultados Digitais é hoje referência no país em soluções para marketing digital. 
 
Com o objetivo de incentivar o surgimento de startups em áreas do setor de ciências da vida, a BioStartup Lab promove a 1ª rodada da Aceleração, um programa que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização e desenvolver novas habilidades. As equipes que tiverem interesse em participar do programa, com foco nas áreas de saúde humana, agronegócios/saúde animal, meio ambiente e digital health, podem fazer as inscrições até o dia 13/12. O vencedor receberá R$ 200 mil em benefícios e recursos para o desenvolvimento tecnológico e do negócio. Inscrições e mais informações: http://biostartuplab.org.br/