Informativo 01/12/2014

Florianópolis é eleita melhor capital para se empreender
O primeiro Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2014, estudo da Endeavor que analisou 14 capitais, coloca Florianópolis como a melhor cidade do país para se empreender e desenvolver negócios. Qualidade de vida, nível educacional e condições de inovação foram os principais elementos que levaram a cidade a conquistar o primeiro lugar. Na página 55 do documento, a Fundação CERTI e o CELTA são mencionados em um quadro de destaque. O texto menciona que a CERTI teve papel importante na transformação do panorama econômico da cidade, tendo apoiado a criação do ParqTec Alfa e do Sapiens Parque. O material completo pode ser acessado em http://bit.ly/1uxCeXB. O estudo teve bastante repercussão na imprensa. A revista Exame da última quinzena dedicou sua reportagem de capa ao assunto, com grande destaque para Florianópolis. CERTI e CELTA também são citados.

CELTA recebe seminário do Cluster de Tecnologias Inovadoras para Saúde
O evento, realizado no dia 26/11 no auditório do Centreventos Renato Archer, contou com mais de 70 participantes e palestras de especialistas renomados na área. Foram apresentados os avanços e iniciativas inovadoras da indústria médico-hospitalar catarinense, de forma a incentivar a melhoria continuada de suas atividades e transformar SC um cluster de tecnologia e inovação em saúde. O evento foi realizado pela Vertical Saúde da ACATE, com apoio do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

Gerenciamento de Risco e Segurança de Eletromédicos em discussão no CELTA
O evento, organizado pela CERTI em cooperação com a PROSYSTEM, ocorre no dia 12/12. Trata-se de uma capacitação única sobre as mais recentes atualizações na regulamentação e normas do setor de eletromédicos (ISO 14971 e IEC 60601). Os participantes poderão conhecer as melhores soluções para a implementação de gerenciamento de risco. Uma vez que os requisitos para segurança e desempenho essencial da terceira edição da IEC 60601 seguem uma filosofia baseada em riscos, cumprir estes requisitos é um desafio para fabricantes no mundo todo. Para mais informações sobre a inscrição, contatar magdalena@prosystem-brasil.com.br.

Nanovetores é finalista do Prêmio Nacional de Empreendedorimos Inovador
A Nanovetores é uma das finalistas da categoria Empresa Incubada do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, idealizado e instituído pela Anprotec em parceria com o SEBRAE. O prêmio tem o objetivo de reconhecer projetos, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas graduadas e incubadas que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o movimento inovador. A apresentação final e o resultado da premiação ocorrem nos dias 2 e 3 de dezembro, respectivamente, em Brasília. 

Diretoria da Nanovetores se reúne com comitiva francesa
No dia 02/11, a diretoria da incubada Nanovetores se reúne com uma delegação composta pelo embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, o Consul Geral em São Paulo, Damien Loras, o Cônsul Honorário em Florianópolis, Jean Victor Martin, o Conselheiro Econômico da Embaixada, Bertrand Camacho, e o Agente Financeiro para Investimentos Internacionais, Gabriel Gallardo. O objetivo da reunião é discutir o projeto e o calendário de internacionalização da Nanovetores e o foco no mercado francês. 

Happy Hour dos incubados em novembro
O happy hour do mês de novembro foi realizado no dia 27/11, mais uma vez no Valentino Restaurante e Pizzaria. Essa edição contou com a participação Bruno Ghisi, da empresa incubada Resultados Digitais, que falou sobre como o Marketing Digital pode melhorar o funil de vendas.

Anprotec divulga programação de fim de ano
O evento de encerramento do ano da entidade está marcado para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, em Brasília. O diretor do CELTA, Tony Chierighini, participa nos dias 2 e 3. A programação prevê um café da manhã para associados e parceiros, reunião de planejamento e assembleia geral extraordinária, e a entrega do prêmio de melhor empresa incubada do Brasil. Nos dias 3 e 4 ,será realizado o seminário final do projeto “Parques e incubadoras para o desenvolvimento do Brasil”, cuja abertura contará com a presença do embaixador do Reino Unido no Brasil e com a palestra “O papel dos parques tecnológicos no desenvolvimento regional - o case do Reino Unido”, ministrada pela professora Shirley M. Jamieson, da Universidade de Cambrigde.