Informativo 01/04/2015

2ª etapa de capacitação de gestores ocorre no CELTA
Nos dias 26 e 27/03 foi realizada, no CELTA, a segunda etapa da capacitação de gestores de Ambientes Inovadores (AIs) de todo o país, integrantes e postulantes da plataforma on-line land2land. Entre os principais objetivos da formação estão a transmissão de conhecimentos para habilitar os AIs na execução de serviços avançados de internacionalização; fomentar a implementação de serviços de suporte como o take-off, soft landing e o matchmaking, e promover a utilização da plataforma land2land para prestação de serviços de internacionalização. Esta é uma ação da Anprotec com apoio do SEBRAE Nacional e da APEX-Brasil. 

Embraer implanta plataforma de empresa graduada
A plataforma DataFaz DCIM, desenvolvida pela graduada Specto, foi recentemente instalada no novo data Center da Embraer (Data Center F20), em São José dos Campos. O DataFaz é um DCIM totalmente brasileiro, amplamente utilizado em diversos sites nacionais. A plataforma instalada e já em operação desde o final de 2014 é constituída de software e hardware com o objetivo de fornecer ferramenta de automação para racionalização e monitoramento do consumo de energia, controle de temperatura, umidade, inundação, controle de acesso, CFTV e sensoriamento ambiental. O DataFaz DCIM é um software web-based, que permite acesso pelos principais browsers do mercado. Possibilita a apresentação no formato gráfico de métricas de eficiência energética tais como PUE/DCiE, disponibiliza alertas em tempo real, faz a integração com subsistemas com utilização de protocolo aberto e possui módulos para CFTV e controle de acesso.

TNS vence prêmio Primus Inter Pares Assintecal / Braskem 2015
A incubada TNS foi a empresa vencedora do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal / Braskem 2015 na categoria “inovação tecnológica” pelo projeto “Desenvolvimento de antimicrobiano sólido para aplicação em polímeros calçadistas”. O evento, que ocorre há 15 anos, tem como objetivo estimular e promover o setor de componentes com premiações e divulgação das empresas que se caracterizam por trazer soluções criativas e inovadoras além de contribuir para a melhoria da posição competitiva da própria empresa no mercado.

Encarte especial sobre a Fundação CERTI na revista empreendedor
A edição de março da revista Empreendedor trouxe um encarte especial dedicado ao Sistema CERTI. São abordadas a história da instituição, suas linhas de atuação e as perspectivas para um futuro próximo. A Incubadora CELTA tem destaque na publicação, nas páginas 8 e 9. Na entrevista realizada com o diretor Tony Chierighini, ele aponta o sistema de avaliação e acompanhamento dos projetos das empresas como o grande diferencial da incubadora, e fala um pouco sobre o novo projeto da incubadora de convocar startups da área digital que tenham necessidade de aceleração. A ideia é também dar assistência de pré-incubação, ou seja, no desenvolvimento mais maduro do projeto antes do início da aceleração. Confira a reportagem completa na revista Empreendedor.

ACATE inaugura centro de inovação em Florianópolis
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) inaugurou no dia 16/03 sua nova sede, que recebeu o nome de Centro de Inovação ACATE (CIA) - Primavera, localizada no km 4 da SC-401. As instalações integram a Associação, a incubadora MIDI Tecnológico e mais de 30 empresas de tecnologia. Tony Chierighini, diretor do CELTA, representou a incubadora e a CERTI no evento.

Chamada de trabalhos da 25ª conferência ANPROTEC
Está aberto até o dia 06/04 o prazo para submissão de resumos de artigos e relatos para a 25ª Conferência da Anprotec. Com o tema “Ambientes de Inovação mais Sustentáveis: o empreendedor como protagonista da nova economia”, o evento deste ano será realizado de 19 a 23 de outubro, em Cuiabá (MT). Os trabalhos poderão ser apresentados em três categorias: Artigo Completo; Artigo Curto; e Boas Práticas de Empresa. Na primeira etapa, devem ser submetidos resumos com até 500 palavras em português. Os selecionados devem enviar, até 22 de junho de 2015, o texto completo em português e o Resumo Estruturado em inglês e português. Para os proponentes que passarem nessa segunda etapa, o prazo para envio dos textos finais em português, acompanhados do Resumo Estruturado em inglês e português, encerra no dia 31 de agosto de 2015. Leia o regulamento completo em http://www.anprotec.org.br/Relata/Chamada%20de%20Trabalhos%202015__VersaoFinal.pdf